Ação de Captação #13

SHOW BENEFICENTE

O que é um(a) show beneficente

A organização pode produzir um show musical com artistas locais para arrecadar recursos. Quem assistir ao show pode dar como entrada 1 kg de alimento não perecível, ou um valor monetário.

Como o show tem um custo relativamente alto para ser produzido, mesmo que os artistas não cobrem cachê, o ideal é que a organização faça o show em parceria com alguma empresa, que ficará responsável por cobrir os custos e ajudar na organização do evento.

De acordo com o porte da empresa parceira, o show pode conter artistas locais, regionais ou mesmo artistas nacionais.

Grau de Dificuldade

Alto

Como Fazer

1 - Verifique se há no entorno da organização alguma empresa que tenha condição de realizar o show beneficente em parceria com a organização.
2 - Após selecionar a empresa entre em contato com a direção da mesma (ou com o departamento de recursos humanos) e apresente a organização e seus projetos
3 - Mostre as necessidades de sua organização e sugira o show beneficente..
4 - De acordo com as necessidades da organização, a empresa definirá então os objetivos do show (se a arrecadação será de recursos financeiros, alimentos ou outros itens).
5 - Convide a empresa a visitar sua organização e conhecer de perto seus projetos. Isso estimulará os funcionários a participar da produção do show.
6 - Ajude a empresa parceira a divulgar o show, postando informações em suas redes sociais e no site, assim como enviando e-mails para os apoiadores,
7 - Durante o show, tire fotos e poste nas redes sociais da organização. Isso incentivará outras empresas a fazer eventos semelhantes.
8 - Após o show beneficente divulgue os valores arrecadados.

Desafios

O principal desafio é encontrar uma empresa que tenha porte e se interesse em realizar o show beneficente. Leve algumas reportagens que mostrem shows beneficentes realizados por outras empresas e como motivaram os funcionários. Isso ajudará no convencimento da direção da empresa.

Dicas

  • Não esqueça de enviar um e-mail ou mensagem agradecendo a participação dos voluntários na ação, após a conclusão da mesma.

  • Muitas redes sociais, como o Facebook, permitem que você crie um "evento", uma página especial para ações com datas específicas. Você define a data do evento, escolhe um nome e uma descrição, e convida os participantes de sua rede, tudo através desta página. Através desta ferramenta, você consegue acompanhar quem confirmou a ida ao evento, quem está em dúvida se irá, e pode colocar posts com informações sobre a organização do evento. Este evento pode ser um show, jantar beneficente, ou mesmo gincanas ou campanhas de crowdfunding. Toda ação que possui data para ser realizada pode virar um evento no Facebook, ampliando sua divulgação.

Case - Show Beneficente da Unimed São Carlos

Realizado pela organização ONG Nave Sal da Terra em 12/17/2019.

A Unimed São Carlos realizou um show beneficente em dezembro, no estacionamento do Shopping Iguatemi. Ao som das bandas Baronesa e Classical Queen, o público curtiu o melhor do rock nacional e internacional e ainda contribuiu para fazer crianças mais felizes.

O evento arrecadou brinquedos, doados à ONG Nave Sal da Terra e à Casa da Criança.

Ao todo, 394 crianças e jovens receberam os presentes.

Veja mais informações sobre este case em https://www.saocarlosagora.com.br/cidade/unimed-sao-carlos-arrecada-centenas-de-brinquedos-com-show-beneficente/121366/.